Projeto de Cineclube oferece mais de 6000 ingressos gratuitos para estudantes de escolas públicas e integrantes de projetos sociais da Maré
Cine Maré exibe títulos nacionais e internacionais, na Areninha Cultural Herbert Viana,
e oferece lanches para todos os participantes.
Durante mais de seis meses, mais de seis mil moradores do Complexo da Maré e região terão a oportunidade de assistir as sessões gratuitas de filmes nacionais e internacionais, de classificação indicativa livre, por meio do projeto Cine Maré. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a democratização do acesso à cultura e contribuir para o fortalecimento do impacto sociocultural realizado por organizações sem fins lucrativos e escolas públicas do território.
Desde o dia 13 de maio, a Areninha Cultural da Maré receberá uma programação rica com filmes que remetem à cultura carioca e brasileira, além de temas relacionados à história do Rio de Janeiro, meio ambiente e inclusão social.
Para incentivar a formação de público e o aprendizado por meio do audiovisual, o projeto destinará 50% dos ingressos para as escolas públicas da região, as quais deverão se inscrever por meio de formulário específico no site www.esac.org.br.
As sessões do cineclube ocorrerão às segundas e quartas-feiras, durante todo o dia, e estarão abertas à participação de integrantes de projetos e movimentos sociais, estudantes universitários, grupos de defesa e garantia de direitos (da pessoa idosa, dos quilombolas, da pessoa com deficiência, LGBTQIA+, movimento negro, movimento feminista, entre outros), além de coletivos e grupos informais de todo o Estado do Rio de Janeiro, mediante inscrição prévia no site.
Além de receber grupos de escolas públicas, projetos e movimentos sociais, o Cine Maré também receberá moradores do território, cujos ingressos estarão disponíveis no site, limitados a quatro unidades por CPF.
"O Cine Maré foi criado para levar o cinema até a favela e incentivar o interesse dos moradores pelo audiovisual. Eu nasci e fui criado na Maré e posso afirmar que iniciativas como esta ajudam a melhorar a vida de quem vive em meio à violência no dia a dia. A primeira vez que fui ao cinema, assisti ao filme 'A Turma da Mônica em
Cine Gibi', e isso marcou tanto a minha vida que foi a inspiração para a criação do projeto Cine Maré", explica Alexandre Quirino, coidealizador e coordenador do projeto.
"O projeto é realizado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo" e desenvolvido pelo Instituto ESAC em parceria com o movimento social Instituto Maré.
SERVIÇO: O Projeto Cine Maré está com inscrições abertas para a retirada de ingressos por meio do site www.esac.org.br, desde de 13 de maio de 2024. Os filmes estão sendo exibidos às segundas e quartas-feiras, na Areninha Cultural da Maré - Herbert Viana, localizada na Rua Evanildo Alves, s/nº, Maré, Rio de Janeiro - RJ, mediante agendamento prévio para grupos de escolas públicas, movimentos e projetos sociais. A iniciativa prioriza projetos da região, mas a participação está aberta a todos os moradores e grupos formais e informais do Estado do Rio de Janeiro. Todas as ações do projeto são gratuitas e oferecem lanches aos participantes.
Acessibilidade:
O espaço conta com acessibilidade para cadeirantes.
Todos os filmes exibidos possuem legenda.
Contatos para dúvidas e informações:
E-mail: atendimento@esac.org.br
Whatsapp: (21) 979742485
Comments